Skip to content

EM FOCO

Felipe Dana

Rio de Janeiro, RJ, 1985
EQUIPE TESTEMUNHA OCULAR

Felipe Dana nasceu no Rio de Janeiro, em agosto de 1985. Começou a carreira de fotógrafo como assistente, quando tinha apenas quinze anos. Depois se formou em Fotografia, enquanto trabalhava em pautas de agências locais e internacionais.

Em 2009, entrou para a Agência Associated Press (AP) e decidiu se dedicar apenas ao fotojornalismo, focando nas convulsões sociais no Rio enquanto a cidade se preparava para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016.

Felipe também registrou a violência urbana na América Latina, a epidemia de Zika, a crise dos imigrantes na Europa e na África, os conflitos no Oriente Médio, incluindo o ataque a Mosul, no Iraque, a guerra contra o Estado Islâmico na Síria e a batalha entre palestinos e israelenses em Gaza.

Seu trabalho recebeu vários prêmios, entre os quais o World Press Photo, o Picture of the Year International (POYi) e Latam (POY Latam), o Overseas Pess Club (OPC), o National Press Photographers Association (NPPA), o China International Photo Competition (CHIPP) e o Atlanta Photojournalism.

Felipe Dana participou das equipes da AP que foram finalistas do Prêmio Pulitzer em 2017, 2018, 2019 e 2021.

 

Usuários de drogas detidos pelo Talibã esperam para tomar banho e serem barbeados em hospital em Cabul, Afeganistão. 2021. AP