Skip to content

EM FOCO

Ivo Gonzalez

Macaé, Rio de Janeiro, 1961
EQUIPE TESTEMUNHA OCULAR

Formado em Jornalismo pela PUC-RJ, Ivo Gonzalez começou a trabalhar como fotógrafo freelancer em 1984 e, em 1990, ingressou no jornal O Globo, onde permaneceu até 2015. Participou da cobertura de várias edições das Copas das Confederações da Fifa, dos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, e das Copas do Mundo do México, Estados Unidos, França, Coreia e Japão, Alemanha, África do Sul e Brasil. Esteve também nas Olimpíadas de Atlanta, Sydney, Atenas, Pequim e Londres. Além do Esporte, também atuou em várias coberturas importantes durante sua carreira nas áreas de Política, Cidade, Artes e Espetáculos.

Em 2010, publicou o livro Fotografia de Esportes, pela Editora Photos, que abriu caminho para outros sucessos editoriais como RIOAtivo – Geografia Social do Esporte (2013), pela Lumen Produções; e São Sebastião do Rio de Janeiro – A Formação de uma Cidade (2015), pela Bang Filmes e Produções. 

Após uma longa carreira como fotojornalista, Ivo Gonzalez passou também a atuar na área de gerenciamento e operações de grandes eventos esportivos. Foi Photo Chief das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, Deputy Photo Chief nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Inverno em Pyeongchang, Coreia do Sul, em 2018; e Diretor de Projeto e Deputy Photo Chief dos Jogos de Tóquio 2020.  Atuou como consultor na área de Operações de Fotografia para os Jogos de Inverno de Pequim, na China, em 2022.

 

O atleta Gideão Mello atravessa highline montado no Morro dos Cabritos em Copacabana, Rio de Janeiro. 2013. Acervo pessoal