Skip to content

Notícias

Mulheres na linha de frente

EQUIPE TESTEMUNHA OCULAR

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a cada 8 de março, é um momento de reflexão e luta. A data comemorativa foi oficializada pela Organização das Nações Unidas, a ONU, em 1977. Suas origens remetem ao movimento de mulheres trabalhadoras no início do século XX. A data simboliza a luta histórica das mulheres pela igualdade salarial, mas que ganhou outros contornos, reafirmando a importância de combater toda discriminação de gênero.

Em homenagem ao Dia da Mulher, uma seleção de imagens dos fotógrafos e fotógrafas do site Testemunha Ocular que celebram a resistência, a força e a determinação das mulheres.

Entre as fotos está o registro que abre essa página feito por Isis Medeiros no movimento de mulheres Ni Una Menos, a marcha contra a violência de gênero que aconteceu na Praça 7, em Belo Horizonte, em Minas Gerais, em 2016.

Bruna dos Santos carrega a camisa do filho, Marcos Vinicus, baleado em ação policial: ato Vidas Negras Importam. São Paulo, 2018. Mídia Ninja. Foto de Júlio César.
Mulher empunha flores no protesto contra o desfile de carros blindados da Marinha em Brasília. Na máscara, o pedido de impeachment do então presidente Jair Bolsonaro. Outubro de 2021. Acervo pessoal. Foto de Orlando Brito.
Ativista durante protesto contra a violência promovido pela organização Rio da Paz. Rio de Janeiro, 2016. Reuters. Foto de Sérgio Moraes.
Praça Roosevelt, Marcha das Mulheres Negras. São Paulo, 2018. Mídia Ninja. Foto de Júlio César.
III Congresso da Mulher Paulista. Praça da Sé, São Paulo, 1981. Acervo pessoal. Foto de Rosa Gauditano.
Passeata contra a morte de Eliane de Grammont: assassinada pelo ex-marido, o cantor Lindomar Castilho. São Paulo, 1981. Acervo pessoal. Foto de Rosa Gauditano.
Trabalhadores do MST durante marcha nacional de 167 km até Brasília pela reforma agrária. 2005. Folha Imagem. Foto de Jorge Araújo.
Dia da Consciência Negra, manifestação realizada na Avenida Paulista. São Paulo, 2019. Acervo pessoal. Foto de Júlio César.
Movimento de mulheres Ni Una Menos: marcha contra a violência de gênero na Praça 7, em Belo Horizonte. MG, 2016. Jornal Brasil de Fato. Foto de Isis Medeiros.