Skip to content

Notícias

Temperatura máxima

EQUIPE TESTEMUNHA OCULAR

O verão de 2024 se despediu no dia 20 de março após bater recordes de temperatura. O Rio de Janeiro registrou no último fim de semana antes do outono as marcas mais altas desde o início das medições, há dez anos. A sensação térmica alcançou 60,1°C, no sábado, dia 16, e 62,3°C, no domingo, dia 17, na estação de Guaratiba, na Zona Oeste.

Por trás das altas temperaturas que atingem o mundo todo está uma combinação do fenômeno climático El Niño com o aquecimento global. E a previsão é que o outono no Brasil siga a tendência e seja mais quente que a média. As ondas de calor tornam urgente a necessidade de políticas públicas que amenizem os impactos.

Os dias de sol a pino fizeram os brasileiros penar para encontrar alívio. Um pouco de refresco veio nas praias, rios, cachoeiras, fontes e chafarizes. Verão é sinônimo de areias lotadas e de pessoas se banhando nas águas doces e salgadas. Ao longo do tempo, a estação mais quente do ano sempre serviu de inspiração para os fotógrafos do site Testemunha Ocular registrarem esses instantes de refúgio em meio aos dias de calor.

Banhistas lotam a Praia de Ipanema, no Rio, no verão carioca. Foto de Ivo Gonzalez/Jornal O Globo. 24/01/2012.
Foto de Rogério Reis para o projeto “Ninguém é de Ninguém”, publicada em livro em 2015: as tarjas nos rostos lançam um olhar crítico sobre a criação da propriedade de imagem no espaço público.
Verão também significa mais trabalho para os salva-vidas, diante do aumento no número de afogamentos. Marcelo Carnaval flagrou para o Globo o socorro a uma vítima na Praia de Ipanema, em 1990.
Victor Moryiama fotografou um casal durante momento de lazer na Praia dos Milagres, em Olinda, Pernambuco, em 2017.
Meninos brincam na fonte da Praça da Sé, em São Paulo, em foto feita em 1984, por Rosa Gauditano.
Banho de chafariz no Largo da Lapa, no Rio de Janeiro, em 1983, no registro feito por Custodio Coimbra.
Renan Benedito fotografou o mergulho de um banhista na Praia da Boa Viagem, em Salvador, em 2021.
O indígena Anuiá Kamaiurá toma um banho de cachoeira na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, 2016. Foto de Ricardo Stuckert.
Eliminatória do Desafio Samoa de Natação: 1.500 metros do Posto 9, em Ipanema, ao Arpoador. Foto de Marcelo Carnaval/Jornal do Brasil. 1986.