O verão de 2024 se despediu no dia 20 de março após bater recordes de temperatura. O Rio de Janeiro registrou no último fim de semana antes do outono as marcas mais altas desde o início das medições, há dez anos. A sensação térmica alcançou 60,1°C, no sábado, dia 16, e 62,3°C, no domingo, dia 17, na estação de Guaratiba, na Zona Oeste.
Por trás das altas temperaturas que atingem o mundo todo está uma combinação do fenômeno climático El Niño com o aquecimento global. E a previsão é que o outono no Brasil siga a tendência e seja mais quente que a média. As ondas de calor tornam urgente a necessidade de políticas públicas que amenizem os impactos.
Os dias de sol a pino fizeram os brasileiros penar para encontrar alívio. Um pouco de refresco veio nas praias, rios, cachoeiras, fontes e chafarizes. Verão é sinônimo de areias lotadas e de pessoas se banhando nas águas doces e salgadas. Ao longo do tempo, a estação mais quente do ano sempre serviu de inspiração para os fotógrafos do site Testemunha Ocular registrarem esses instantes de refúgio em meio aos dias de calor.