Skip to content

Notícias

Tempo fechado

EQUIPE TESTEMUNHA OCULAR

As chuvas que costumam atingir o país nesta época do ano foram imortalizadas no verso de Tom Jobim e na voz de Elis Regina: “São as águas de março fechando o verão”. Com a chegada do outono e de uma frente fria, e diante da previsão de chuvas intensas e prolongadas no estado do Rio, o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes decretaram ponto facultativo na sexta-feira, dia 22 de março.

Diferentemente das pancadas curtas típicas do verão, o volume de água de agora tem feito com que cidades como Petrópolis, na Região Serrana, enfrentassem novamente deslizamentos e inundações.

É um problema que se repete a cada ano, em maior ou menor intensidade, em várias regiões do país. Os fortes temporais costumam causar enchentes, alagar ruas, provocar engarrafamentos, inundar casas, ocasionar desmoronamentos, deixar centenas de pessoas desabrigadas. Ao longo dos anos, os fotógrafos do site Testemunha Ocular vêm registrando vários aspectos do drama, que tem causas como chuva forte, ocupação irregular ou desordenada do espaço urbano, entupimento dos bueiros e desmatamento.

Um drama recorrente: enchente na Rua Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O Globo. Foto de Marcelo Carnaval.
Ônibus enfrenta alagamento na Rua Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, durante o verão de 1988. Foto de Evandro Teixeira.
Chuva em São Paulo faz transbordar o Rio Tietê, deixa gente ilhada no alagamento e provoca o caos na cidade. 2009. Folha Imagem. Foto de Jorge Araujo.
Chuva e alagamento na região da Pampulha, em Belo Horizonte. 2020. Jornal O Tempo. Foto de Cris Mattos.
Chuva alaga ruas no Rio de Janeiro. Correio da Manhã/Arquivo Nacional. Foto de Erno Schneider.
O lixo se acumula após enchente no município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. 2010. JC Imagem. Foto de Hélia Scheppa.
Chuva alaga ruas de Peixinhos, bairro de Recife, Pernambuco. 2010. JC Imagem. Foto de Hélia Scheppa.
Enchente alaga a rua Frei José dos Inocentes, no centro de Manaus, deixando famílias desabrigadas. 2012. Foto de Raphael Alves.
Em 2015, o Rio Negro encheu, alagando casas como esta na Vila do Cacau Pirêra, no distrito de Iranduba, em Manaus, e causando mortes. Foto de Raphael Alves.
Problema crônico: na enchente no Jardim Botânico, no Rio, pessoas seguram nas grades para escapar do alagamento. 1996. O Globo. Foto de Márcia Foletto.