As chuvas que costumam atingir o país nesta época do ano foram imortalizadas no verso de Tom Jobim e na voz de Elis Regina: “São as águas de março fechando o verão”. Com a chegada do outono e de uma frente fria, e diante da previsão de chuvas intensas e prolongadas no estado do Rio, o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes decretaram ponto facultativo na sexta-feira, dia 22 de março.
Diferentemente das pancadas curtas típicas do verão, o volume de água de agora tem feito com que cidades como Petrópolis, na Região Serrana, enfrentassem novamente deslizamentos e inundações.
É um problema que se repete a cada ano, em maior ou menor intensidade, em várias regiões do país. Os fortes temporais costumam causar enchentes, alagar ruas, provocar engarrafamentos, inundar casas, ocasionar desmoronamentos, deixar centenas de pessoas desabrigadas. Ao longo dos anos, os fotógrafos do site Testemunha Ocular vêm registrando vários aspectos do drama, que tem causas como chuva forte, ocupação irregular ou desordenada do espaço urbano, entupimento dos bueiros e desmatamento.