O verão pelas lentes do Imagens do Povo
MAURO VENTURA
Se nas áreas mais valorizadas de uma cidade o calor do verão já provoca todo tipo de desconforto, ameaçando a saúde, nas regiões periféricas a temperatura é ainda mais alta do que as medições oficiais.
O problema acontece por conta da falta de áreas verdes, da alta densidade habitacional, do desabastecimento de água, da poluição atmosférica, da queda de energia e da precariedade das moradias, com pouca ventilação e lajes de concreto, ou cobertas por telhados feitos como materiais como zinco, com paredes finas de alvenaria. É a chamada desigualdade térmica. O calor se distribui de forma irregular e injusta, variando conforme o CEP. Há “ilhas de calor”, locais em que os termômetros atingem temperaturas muito maiores do que nos bairros vizinhos.
Diante desse quadro, os moradores se viram como podem para amenizar – e também para aproveitar – o sol forte, como se pode ver nas fotos dos fotógrafos do Imagens do Povo (IP), do Complexo da Maré, conjunto de 16 favelas na Zona Norte do Rio. O IP é um programa de documentação e pesquisa fotográfica do cotidiano das periferias e de formação e inserção de fotógrafos moradores de favelas no mercado de trabalho. O objetivo central é criar novas representações sobre os espaços populares contribuindo para desconstruir estigmas e preconceitos, e para democratizar a informação.


O acervo do IP conta com mais de oito mil imagens, feitas por mais de cem fotógrafos de periferia.
– É espaço físico e digital localizado na favela e dedicado a reafirmar a importância e a permanência de um arquivo que preserva e que salvaguarda a memória da fotografia popular – explica a fotógrafa Monara Barreto, gestora do acervo. – Guardar imagens é mais do que arquivar. Oferecemos dentro da nossa política de trabalho o que o tempo e as transformações urbanas tentam apagar. Fortalecemos narrativas populares para impedir o esquecimento.

Esse rico conjunto fotográfico não contempla apenas fotos em favelas e outros pontos da cidade do Rio. Nesta reportagem, podem ser vistas imagens do verão feitas por fotógrafos do IP em diferentes estados do país, como Amazonas, Paraíba e Minas Gerais.





Em 2024, na comemoração dos 20 anos do Imagens do Povo, um de seus criadores, o fotógrafo João Roberto Ripper, celebrou: “Hoje você sente e vê por parte dos fotógrafos da Escola uma demonstração de muita força em apresentar como são, em vez de ter uma visão padronizada. Eles têm uma consciência muito grande sobre isso, e querem também mostrar essa força, essa beleza das pessoas das favelas, além das injustiças que sofrem.”
Para adquirir qualquer fotografia do acervo entre em contato por meio do e-mail: [email protected]
A seguir, mais fotos do acervo do Imagens do Povo relativas ao verão:

