Skip to content

EM FOCO

Ueslei Marcelino

Brasília, DF, 1979
EQUIPE TESTEMUNHA OCULAR

Nascido em Brasília em 2 de setembro, Dia do Repórter Fotográfico, Ueslei Marcelino é um predestinado a seguir na profissão. Formado em Publicidade e Propaganda, iniciou sua trajetória como laboratorista na sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília. Foi estagiário na fotografia no Jornal de Brasília, de onde seguiu para revista IstoÉ Gente.

Contribuiu com importantes publicações nos jornais e revistas nacionais. Foi colaborador da AGIF, a maior agência de esportes do país, por três anos. Em 2011, foi convidado a se juntar ao time de fotógrafos da agência internacional Reuters.

Na Reuters, pauta seu trabalho no fotojornalismo cobrindo presidência, política e economia na capital do país e cria fotorreportagens e matérias especiais retratando pessoas, hábitos, folclore e costumes no Norte e no Nordeste do Brasil.

Participou das coberturas das Copas do Mundo de Futebol no Brasil e na Rússia e também das Olimpíadas no Rio e em Tóquio. Está desenvolvendo ensaios documentais e tem reforçado equipes em reportagens internacionais na Argentina, na Bolívia, no Chile, em Cuba, no México, na Rússia e na Venezuela. 

Foi eleito o fotógrafo do Ano na Agência Reuters, em 2018, e conquistou o Prêmio Pulitzer, em 2019, cobrindo a Caravana Migrante dos países da América Central rumo aos Estados Unidos da América pela Reuters.

 

Vitoria Bueno, 16 anos, bailarina: apresentação com as colegas da academia de balé Andrea Falsarella. Santa Rita do Sapucaí, 2021. Reuters