Skip to content

Cronista visual das praias

Rogério Reis inaugura exposição que mostra sua relação com a orla do Rio. Em sua crônica visual das praias, ele foge do óbvio e apresenta uma abordagem nova dos objetos e dos frequentadores do espaço. Como uma espécie de paparazzo dos anônimos, Rogério traz registros espontâneos que revelam aspectos menos visíveis do cenário urbano.
+ SAIBA MAIS

Um fotógrafo no front

O carioca Felipe Dana, que ganhou o prêmio Pulitzer, fala sobre as fotos que tirou na guerra na Ucrânia. Elas podem ser vistas no festival FotoRio até dia 3 de dezembro. Entre as imagens está a que mostra um homem passando de bicicleta por lojas e casas em chamas após um ataque russo em Kharkiv.
+ SAIBA MAIS

Guerra sem fim

A violência não dá tréguas. No Rio, em São Paulo e na Bahia as mortes provocadas por disputas entre traficantes e milicianos e por policiais têm atingido números alarmantes. A política da guerra às drogas tem se mostrado inútil. É um problema antigo, que continua a ser enfrentado mais à base da força bruta do que com ações de planejamento, investigação e inteligência. Felipe Dana fotografou para a AP em 2016 jovens traficantes numa favela do Rio.
+ SAIBA MAIS

Uma câmera contra a ditadura

Evandro Teixeira volta ao Chile 50 anos depois para inaugurar exposição com as fotos que fez durante o golpe militar que depôs o presidente Salvador Allende e alçou ao poder o general Augusto Pinochet. Na inauguração da mostra, Evandro fez um breve discurso em que levantou sua câmera e disse: "Esta foi a minha arma contra a ditadura no Brasil e no Chile."
+ SAIBA MAIS

As chacinas como método

Os fotógrafos Custodio Coimbra e Márcia Foletto, do Globo, e Luiz Morier, que trabalhava no Jornal do Brasil, relembram, 30 anos depois, os desafios e as dificuldades de cobrir duas chacinas cometidas por policiais militares: a da Candelária, que deixou oito crianças e adolescentes mortos, e a de Vigário Geral, que vitimou 21 inocentes, como se vê na foto feita por Custodio para O Globo.
+ SAIBA MAIS

Infância roubada

Moradora do Complexo do Alemão, Selma Souza fala sobre a foto que fez de crianças chorando no enterro de Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, morto por PMs. A imagem da fotógrafa do jornal Voz das Comunidades viralizou e foi compartilhada por gente como Xuxa, Claudia Abreu, Laerte, Péricles e Itamar Vieira Junior. Ela só conseguiu fazer dois registros: “Depois não tive mais condições. Saí dali e comecei a chorar. Não fiz para explorar, fui levada pela emoção.”
+ SAIBA MAIS