Skip to content

EM FOCO

Ricardo Chaves

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1951
EQUIPE TESTEMUNHA OCULAR

Ricardo Chaves, o Kadão, nasceu em 1951, em Porto Alegre (RS). Ainda garoto iniciou fotografando competições de automobilismo pelas quais era fascinado. Em 1969, com 18 anos, começou a trabalhar no Departamento fotográfico do jornal Zero Hora. 

Em 1972 foi para a sucursal gaúcha do Jornal do Brasil, em Porto Alegre. Em 1974, começou a fazer colaborações para as revistas Veja, Placar e Quatro Rodas, da Editora Abril. Em 1976, foi contratado por Veja, e, em 1981, passou a integrar a equipe da sucursal carioca da revista. Trabalhou, depois, na revista Isto É, em São Paulo. Em 1988, foi para a sucursal de Brasília do jornal O Estado de S.Paulo. 

Foi Editor de Fotografia da Agência Estado (SP)  e do jornal Zero Hora (RS). Participou como fotógrafo de muitas coberturas importantes, como os funerais de João Goulart e Tancredo Neves. Acompanhou as viagens de João Paulo II à Polônia e ao Brasil. 

Participou de exposições individuais e coletivas mostrando suas fotos. Deu cursos, consultorias. Hoje edita a página diária do Almanaque Gaúcho no jornal Zero Hora. 

Reduzino, menino de rua, cumprimenta o papa João Paulo II em Goiânia. 1991. Agência Estado