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Foto Histórica

'Negro é a raiz da liberdade'

EQUIPE TESTEMUNHA OCULAR

Ao longo de sua trajetória, Walter Firmo tem registrado o dia a dia da população negra do Brasil, sejam personagens anônimos, como um casal na Praia de Piatã, em Salvador, sejam figuras célebres, como Pixinguinha, Clementina de Jesus e dona Ivone Lara, que imortalizou com sua voz o “Sorriso negro”, de autoria de Jorge Portela, Adilson Barbado e Jair de Carvalho, samba que tem versos como “Negro é a raiz da liberdade/Negro é uma cor de respeito/Negro é inspiração”.

Em 1967, o carioca Firmo passou seis meses em Nova York trabalhando para a revista Manchete da Editora Bloch. Lá, conheceu o bairro do Harlem, descobriu o jazz, teve contato com o movimento dos direitos civis e viu a obra de fotógrafos como Gordon Parks. Um dia o chefe de redação mostrou-lhe uma carta em que um jornalista brasileiro, colega seu na Manchete, dizia não entender por que a Bloch mantinha como correspondente “um mau profissional, analfabeto e negro”.

Ele falou certa vez sobre o episódio: “Aí caiu a ficha. No Brasil, nunca pensei que eu fosse negro, pra mim era tudo igual. Era muito ingênuo. É uma questão de consciência também: me descobri político e politizei a minha vida”. Na revista Continente, José Afonso Jr. escreveu: “A reação (de Firmo) diante do racismo explícito veio em forma de indignação e de uma adesão direta ao slogan black is beautiful em duas frentes: no corpo, pela adoção do penteado black power; e em sua fotografia, a partir daí direcionada definitivamente à população negra.”

Como explica Firmo, a questão do negro está presente em sua obra “como uma representação de uma sociedade que existe, não é uma sociedade invisível”. Ele acrescenta: “E, posto assim, eu sou um delegado em representá-los na questão de sua cidadania.”

Este ano, foi inaugurada em sua homenagem a exposição “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”, que traz quase 300 fotos feitas por ele em mais de 70 anos de carreira, incluindo os célebres retratos de personalidades negras. Depois de passar pelo Instituto Moreira Salles de São Paulo, ela pode ser vista até o dia 27 de março de 2023 no CCBB do Rio. A curadoria da retrospectiva é de Sergio Burgi e Janaína Damaceno.

Casal na Praia de Piatã. Salvador, BA, c. 2015
Casal na Praia de Piatã em Salvador, na Bahia. Foto feita em 2015
Rocinha. Rio de Janeiro, RJ, 2003
Mãe e filho na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, em 2003
Ticumbi em festa de São Benedito. Conceição da Barra, ES, c. 1989
Ao longo de 70 anos de carreira, Walter Firmo fez imagens de uma das tradições centenárias do município de Conceição da Barra (ES): a apresentação de Ticumbi dos negros devotos a São Benedito
Mães de santo. Belford Roxo, RJ, 1975
Mães de santo em foto feita em Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ), em 1975
Mãe de santo Olga do Alaketu. Salvador, BA, 2002
A mãe de santo Olga do Alaketu, em registro feito em Salvador (BA), em 2002
Bumba-meu-boi. São Luís, MA, 1990
Um dos temas mais presentes na obra de Firmo são as festas populares, como o Bumba-meu-boi. A foto foi feita em São Luís do Maranhão, em 1990
Ivone Lara. Rio de Janeiro, RJ, 1992
Dona Ivone Lara, retratada por Walter Firmo em 1992
Clementina de Jesus. Rio de Janeiro, RJ, c. 1997
Clementina de Jesus em retrato feito por Firmo em 1997
Carnaval no trem. Rio de Janeiro, RJ, década de 1990
Firmo registra não só o lado luxuoso do carnaval carioca, como os desfiles no Sambódromo, mas também o aspecto menos glamuroso da festa, como na imagem dos anos 1990 que mostra integrantes de escola de samba no trem
Festa de São Benedito. Conceição da Barra, ES, c. 1989
Em suas viagens pelo Brasil, Firmo tem feito imagens de festejos populares e religiosos, como a Festa de São Benedito, em Conceição da Barra, no Espírito Santo
Festa de Bom Jesus da Lapa. Bom Jesus da Lapa, BA, 2001
Entre os eventos religiosos retratados por Firmo está a Festa de Bom Jesus da Lapa, que atrai milhares de romeiros à cidade baiana. Foto de 2001
Festa de São João. Cachoeira, BA, década de 1970
Festa de São João em Cachoeira, na Bahia, em foto da década de 1970